top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Porto Acre

Saúde debate plano de combate a dengue para o 2022-2024

A prefeitura de Porto Acre por meio da Secretaria Municipal de Saúde e os departamentos de Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Endemias e Direção das Unidades de Saúde e ainda os representante dos ACS e ACE, se reuniram na sexta-feira, 2, para aperfeiçoar o plano de ação para o enfrentamento e combate a dengue no biênios 2022 a 2024.



De acordo com a vice-prefeita e secretária de saúde, Edna Cuiabano, a dengue, assim como outras arboviroses urbanas, zika e chikungunya, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti presente em toda a área urbana e periurbana do município. Com a aproximação do fim do ano, período em que ocorre aumento dos focos do mosquito, a Semsa lança o Plano de Ação para Enfrentamento às Arboviroses Urbanas causadas pelo Aedes Aegypti 2022/2024 e faz um alerta sobre a importância da população auxiliar na eliminação dos criadouros.


O plano visa dar uma resposta rápida a uma possível epidemia. Ele também está relacionado com a prevenção à doença. E para isso estamos lançando uma grande campanha de conscientização da população, reforçando que atitudes positivas dos portoacrenses salvam vidas. O mosquito da dengue vive preferencialmente dentro das nossas casas, por isso é tão importante que todos dediquem pelo menos 10 minutos por semana para eliminar os focos, diz Edna Cuiabano.


Entre os principais objetivos do plano estão o monitoramento da circulação viral da dengue, da zika e da chikungunya em todas as vilas e localidades de Porto Acre, identificação das áreas de maior risco, promoção permanente de mobilização social, qualificação da assistência para atendimento aos pacientes e detecção precoce dos casos e organização da rede assistencial para acompanhamento dos casos na fase crônica.


O grupo reunido trocou muitas informações para aperfeiçoamento do plano e das ações que já estão em curso no município pelos ACE, ACS e demais profissionais de saúde, e que serão reforçados de agora em dia, mas por unanimidade, frisam que a melhor forma de proteção é não deixar o mosquito nascer e listaram várias formas se de proteger, que será compartilhado com mais intensidade nas redes sociais e na página oficial do município.


A melhor forma de se proteger contra as doenças causadas pelo mosquito é evitar que ele se desenvolva, ou seja, eliminar os focos de larvas. Para isso, é necessário acabar com possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção, caixas d’água destampadas, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas.


Medidas simples podem ser adotadas por todos, como:

  • Verificar se a caixa d'água está bem tampada;

  • Deixar as lixeiras bem tampadas;

  • Colocar areia nos pratos de plantas;

  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

  • Limpar as calhas;

  • Cobrir piscinas;

  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

  • Limpar a bandeja externa da geladeira;

  • Limpar e guardar as vasilhas dos animais de estimação;

  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;

  • Cobrir bem a cisterna;

  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

A Semsa frisa que se os portoacrenses se dedicarem pelo menos dez minutos por semana, será suficiente para evitar a dengue e salvar vidas no município e regiões próximas. "Cada um precisa fazer sua parte, nós aqui em Porto Acre, o pessoal de Rio Branco e outros municípios do entorno, assim, a gente consegue se livrar desse mal e não deixar o mosquito vencer essa batalha" finalizou.

bottom of page