Prefeitura promove palestras sobre tuberculose

A prefeitura de Porto Acre continua a campanha de combate a tuberculose.

Nesta quinta-feira, 24, realizou uma palestra na Unidade de Saúde Ilda Barbosa, ministrado pela Técnica de Laboratório, Ivanete Rusch Santos Porto Acre, que apresentou aos usuários da rede os cuidados, forma de prevenção, duração do tratamento entre outras informações importantes sobre a doença.

Fique atento!

Quais são os sintomas

Os principais sintomas são tosse — que pode ser acompanhada de sangue —, febre, emagrecimento, perda de apetite e sudorese noturna. A tuberculose extrapulmonar também é marcada por dor nos órgãos atacados pelo bacilo de Koch.

“O tempo da infecção para o surgimento dos sintomas e a duração dos mesmos variam de paciente para paciente. Mas a maioria apresenta melhora significativa após dois meses de tratamento”, informa Ivanete.

Fatores de risco da tuberculose

“São muitos. Entre os principais, temos tabagismo, diabetes, uso de álcool e outras drogas “, enumera Ivanete. Doenças que diminuem a imunidade, como a aids, também facilitam a instalação do bacilo de Koch. O mesmo vale para remédios que afetam nosso sistema de defesa.

A técnica destaca ainda que a doença é mais comum em homens dos 20 aos 49 anos. Além disso, existem populações mais vulneráveis à enfermidade, a exemplo de indígenas e pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade. Ambientes pouco ventilados favorecem a disseminação da enfermidade, a exemplo de indígenas e pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade. Ambientes pouco ventilados favorecem a disseminação da enfermidade.