Prefeitura encerra campanha de vacinação contra a raiva

A prefeitura de Porto Acre através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a campanha de vacinação antirrábica no município. A campanha foi realizada por meio de vacinação casa a casa, seguindo todos os protocolos de segurança por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (covid-19).

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina.

"Precisamos da ajuda de todos para cumprir com essa agenda tão importante para a cidade. Com o atendimento casa em casa por parte da nossa equipe municipal, nossos bichinhos serão atendidos sem sair do local", diz um dos agentes.

A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.

Recomendações

Além do uso obrigatório da máscara e do respeito ao distanciamento social e das demais regras, foi seguido orientações referentes aos animais na hora da vacinação, a saber:

• A imunização é exclusiva para cães e gatos acima de três meses de idade.

• Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas.

• Os cachorros devem estar de coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas.

• Só serão vacinados os bichos que estiverem sob a tutela de maiores de 18 anos, que serão inteiramente responsáveis pela contenção dos animais.

• Não é permitida a cessão de doses da vacina para a população.

• Até 36 horas após a aplicação da vacina, é possível que os animais tenham sintomas como dores no local, febre e que fiquem com o comportamento mais quieto.

Galeria de Foto