Prefeitura de Porto Acre investe no futuro da primeira infância com o Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Porto Acre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e apoiando gestantes e famílias com o Programa Criança Feliz. A iniciativa, que está alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância, oferece às famílias acompanhamento especializado e acesso a políticas públicas essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças.

O Programa Criança Feliz tem como objetivo principal promover o desenvolvimento humano desde os primeiros anos de vida, através de ações como:

• Visitas domiciliares: realizadas por profissionais capacitados, as visitas garantem acompanhamento individualizado e personalizado para cada família, com foco no desenvolvimento infantil, na preparação para o parto e nos cuidados perinatais, no fortalecimento dos vínculos familiares e no acesso a serviços públicos.

• Orientações e acompanhamento: as famílias recebem orientações sobre saúde, nutrição, educação, desenvolvimento infantil e direitos, além de serem acompanhadas em suas necessidades específicas.

• Acesso a serviços públicos: o programa facilita o acesso das famílias a serviços públicos como saúde, educação, assistência social e outros, garantindo que as crianças tenham acesso aos cuidados necessários para seu desenvolvimento pleno.

A secretaria de assistência social e toda a equipe, tem se dedicado a investir na primeira infância, reconhecendo a importância dessa fase crucial do desenvolvimento humano. O Programa Criança Feliz é um dos exemplos desse compromisso, e tem como objetivo garantir que todas as crianças do município tenham acesso a um futuro melhor.

De acordo com a secretária Daiany Gonçalves Souza a prefeitura também apoia a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais. colabora no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade.

O Programa Criança Feliz oferece diversos benefícios para as famílias participantes, como:

• Acompanhamento especializado: as famílias recebem acompanhamento individualizado e personalizado de profissionais capacitados, que as orientam e apoiam em suas necessidades.

• Acesso a serviços públicos: o programa facilita o acesso das famílias a serviços públicos essenciais, como saúde, educação e assistência social.

• Fortalecimento dos vínculos familiares: as ações do programa contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares e para a criação de um ambiente seguro e acolhedor para as crianças.

• Desenvolvimento infantil integral: o programa promove o desenvolvimento integral das crianças, desde os primeiros anos de vida, garantindo que elas tenham acesso a oportunidades que possibilitem seu pleno potencial.

Como participar do programa

As famílias interessadas em participar do Programa Criança Feliz podem se cadastrar na Secretaria Municipal de Assistência Social. Para mais informações, entre em contato com a secretaria pelo e-mail: smaas_pa8@yahoo.com.br.