Prefeitura de Porto Acre intensifica busca ativa para ampliar cobertura vacinal no município

A Prefeitura de Porto Acre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Coordenação Municipal de Imunização, está intensificando a busca ativa para ampliar a cobertura vacinal no município. Com o objetivo de garantir que todos os moradores estejam adequadamente imunizados contra doenças preveníveis por vacinação, uma equipe composta por profissionais qualificados, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, realiza visitas domiciliares no período das 8h às 13h.

Os profissionais atuam em carros oficiais e estão equipados com caixas térmicas contendo as vacinas necessárias. Durante as visitas domiciliares, eles verificam os cartões de vacinação dos moradores, oferecendo as doses necessárias para a atualização das imunizações. Essa estratégia tem se mostrado eficiente para identificar e alcançar aquelas pessoas que ainda não receberam todas as vacinas recomendadas.

O coordenador da campanha reforça que as salas de vacinas do município estão abastecidas com todos os imunobiológicos disponíveis. Por isso, ele incentiva os moradores a comparecerem às Unidades Básicas de Saúde durante o horário de funcionamento para avaliação de seus cartões de vacinação e aplicação das doses necessárias. Essa medida é fundamental para assegurar que todos estejam devidamente protegidos contra doenças como sarampo, rubéola, hepatite B, influenza, entre outras.