Prefeito prestigia 1º Fórum Cultural de Porto Acre, realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2022

Entre os dias 24 e 25 de fevereiro de 2022, aconteceu em Porto Acre o 1º Fórum Cultural de Porto Acre. O evento é um espaço de diálogo onde os participantes avaliam, discutem e propõem políticas culturais para que a gestão possa atuar. Este é o foco da edição, em que será debatido o Plano Municipal de Cultura - documento que versa sobre todas as normas e as diretrizes para o desenvolvimento cultural na cidade.

O fórum é aberto à população, especialmente a artistas, produtores culturais e educadores. Para participar, basta comparecer ao local do evento.

Durante o fórum foi discutido o desenvolvimento da cultura no município e sua importância no cenário estadual e nacional.

A programação do evento durante os dois dias foi diversificada e demonstrou o vasto potencial da cultura na cidade. No primeiro dia, 24, apresentações culturais originais dos artistas locais e no 25, palestras oferecidas pelo Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cruzeiro do Sul, Aldemir Maciel.

O evento foi realizado pela Diretoria de Cultura e Patrimônio Histórico, representado pela Diretora Cileide Souza.

Segundo o prefeito Bené Damasceno, o Fórum reflete a importância de repensar a cultura local e valorizar cada vez mais os artistas locais nos eventos públicos e privados, e também refletir iniciativas para garantir mais editais culturais, para que eles possam ter acesso a recursos e a garantia de apresentações de shows e mostras culturais.

"Primeiramente gostaria de parabenizar a iniciativa da gestão em promover o 1º Fórum Cultural de Porto Acre, demonstrando nosso amor, carinho e respeito a todos os fazedores de cultura da cidade. Segundo, parabenizar nossa diretora pelo belíssimo trabalho na organização e dedicação ao levantar essa bandeira que tem tanta importância para formação de uma sociedade marcada pela sua singularidade histórica e cultural. Parabéns também a secretária de Educação, Elinaide Pinheiro e sua equipe por compreenderem que a Cultura precisa ser entendida como um papel fundamental na formação dos artistas da nossa terra" disse o prefeito.

De acordo com os organizadores do municípo, o Fórum será centrado em três grandes temas: Economia da Cultura, Formação Cultural e Estrutura do Sistema Municipal de Cultura. A partir destes temas serão trabalhados oportunamente outros assuntos como Incubadora de Projetos, Oficinas Culturais, Escola Livre de Arte e Cultura, Espaços e Territórios da Cidade, Economia Criativa e Economia Solidária, Turismo Cultural, Patrimônio Cultural, Editais, Fundos, Leis de Incentivo (Lei Rouanet, ProAC, LIC Municipal), Plano Decenal Municipal, Conselho Municipal de Política Cultural e a Conferência de Cultura entre outros.

O prefeito destacou que no ano de 2021, lançou alguns editais com base na Lei Aldir Blanc, para garantir recursos aos fazedores de cultura, especialmente por conta da pandemia da covid-19, que afetou muito o setor cultural e os artistas. "Queremos que a cultura seja permanente e com ações todos os finais de semana para as famílias portoacrenses acessarem e conhecer todos os nossos artistas e cultura" pontou Bené.