Porto Acre promove ações de conscientização sobre prevenção ao suicídio

A direção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ilda Barbosa de Souza, realizou uma ação de conscientização sobre prevenção ao suicídio no dia 26 de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo.

A ação contou com a participação de vários profissionais da área da saúde, pacientes e familiares. Na ocasião, foi realizado um café da manhã e, em seguida, atendimento com a psicóloga Dejja Lima.

Durante o atendimento, a psicóloga falou sobre os fatores que podem levar ao suicídio, como depressão, ansiedade e abuso de substâncias. Ela também abordou as formas de prevenção, como o apoio social, o tratamento psicológico e o acompanhamento médico.

A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Acre, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Importância da prevenção ao suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que afeta pessoas de todas as idades, classes sociais e etnias. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida.

A prevenção ao suicídio é possível e existem várias ações que podem ser realizadas para reduzir o risco. Entre elas, estão:

• Falar sobre o suicídio: é importante quebrar o tabu do suicídio e falar sobre o tema de forma aberta e honesta.

• Oferecer apoio social: as pessoas que estão pensando em suicídio precisam de apoio social de amigos, familiares e profissionais de saúde.

• Encaminhar para tratamento: o tratamento psicológico e psiquiátrico é essencial para pessoas que estão em risco de suicídio.

Como ajudar alguém que está pensando em suicídio

Se você conhece alguém que está pensando em suicídio, é importante oferecer apoio e encaminhar para tratamento. Veja algumas dicas:

• Ouça com atenção: deixe a pessoa falar sobre seus sentimentos e não a julgue.

• Ofereça apoio: deixe a pessoa saber que você está lá para ela e que ela não está sozinha.

• Encoraje a pessoa a procurar ajuda: sugira que ela procure um profissional de saúde ou um grupo de apoio.

É importante lembrar que você não pode resolver o problema sozinho. Se você está preocupado com alguém, procure ajuda profissional.