Porto Acre inicia campanha Novembro Azul com foco na conscientização sobre o câncer de próstata

A Prefeitura de Porto Acre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou nesta quinta-feira (15) a campanha Novembro Azul. O objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha teve início na UBS Raimunda Bitencourt, onde foi realizada uma palestra sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. O evento também contou com atendimento médico, testes rápidos e um café da manhã para todos os presentes.

"O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, depois do câncer de pele não melanoma", disse a Secretária Municipal de Saúde, Edna Cuiabano. "Por isso, é importante que os homens se cuidem e façam o exame de próstata regularmente", completou.

A campanha Novembro Azul vai percorrer todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A SEMSA espera conscientizar o máximo de homens possível sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dados sobre o câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em 2022, foram estimados 68.220 novos casos da doença no país.

O câncer de próstata é mais comum em homens a partir dos 50 anos de idade. No entanto, homens com histórico familiar da doença ou com fatores de risco, como obesidade, sedentarismo e consumo de álcool, devem iniciar os exames de rastreamento mais cedo.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é importante para aumentar as chances de cura. O tratamento da doença pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal.