Porto Acre adere a sistema nacional da igualdade racial

Com adesão, a prefeitura agora é responsável pela implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais

O município de Porto Acre é o 1º do estado a fazer parte da iniciativa. Desta forma Porto Acre dá um passo importante ao aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Isso significa, na prática, que o município, agora, é responsável pela implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais. O Sinapir se apresenta como o canal para que o município tenha acesso a recursos para aparelhar seus conselhos de igualdade racial.

O Sinapir tem como objetivo organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar desigualdades étnico-raciais no Brasil. Os estados e municípios que entrarem no sistema podem concorrer ainda a bonificação de 50% de pontos nos editais anuais da Sinapir. Além disso, as unidades podem ter Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

A solenidade de formalização aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac) hoje pela manhã. Porto Acre foi representada pela vice-prefeita e secretária municipal de saúde, Edna Cuiabano, que recebeu das mãos do Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, Paulo Roberto, o termo de adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial).

Edna Cuiabano comemorou a adesão e justificou o feito: “O município de Porto Acre sob a liderança do prefeito Bené Damasceno vem reunindo instrumentos funcionantes, e com um desejo de estruturar e aparelhar o Conselho de Igualdade Racial".

A vice-prefeita também explica que a administração municipal trabalha para que todas as políticas sociais possam chegar a todos os munícipes independente de cor, raça, sexo, orientação etc, e que iniciativas como o Sinapir são fundamentais para esse trabalho afim de cumprir os objetivos com o povo portoacrense.

"É um ganho enorme para a cidade, já que temos inúmeros projetos em andamento, abrangendo uma imensa parcela da população, em Porto Acre, todos são iguais perante a lei, somos daltônicos em nossas políticas públicas, beneficiamos a todos” finalizou a representante do município.