PlanificaSUS: retoma organização da Atenção Especializada em rede com Atenção Primária à Saúde

USF Daniel Glendson de L Bandeira é piloto.

A Prefeitura de Porto Acre avança no PlanificaSUS, entrando no ciclo do projeto com o objetivo de melhorar os serviços de saúde para avançar a assistência ao usuário do SUS de forma qualificada e integrada entre Atenção Primária à Saúde.

De acordo com a enfermeira Cinthya Moura, a metodologia do projeto PlanificaSUS se baseia na utilização de práticas problematizadoras que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos e propõe o desenvolvimento de ações efetivas a partir de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua.

O projeto de Planificação da Atenção à Saúde, o PlanificaSUS, é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada (AE), que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto está sendo retomado de forma gradativa mediante qualificação dos profissionais, num processo de educação permanente, monitoramento, avaliação e identificação de indicadores, com objetivo de qualificar o processo de trabalho das gestões e das equipes de saúde pública, para que sejam mais eficientes e resolutivas às necessidades da população.

O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Municipal de Secretários de Saúde (Conasems), e conta, ainda, com o apoio integral da Secretaria de Municipal da Saúde (SEMSA) e a Prefeitura de Porto Acre, em sua implantação.

Os profissionais participantes da oficina, ressaltam que o cuidado do usuário compartilhado entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Especializada busca qualidade e resolutividade na assistência à saúde da população portoacrense.

A cada nova etapa a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e demais apoiadores realizarão oficinas de planejamento, alinhamento pré-tutorial, Workshop, oficina tutorial e oficinas de monitoramento, voltados aos gestores dos municípios. Inicialmente, o piloto está sendo realizado na USF Daniel Glendson de L Bandeira.