Pit Stop: Prefeitura aborda 'Setembro amarelo' e demonstra seu cuidado com a prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Porto Acre através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta terça-feira, 13 de setembro de 2022, um “Pit Stop” abordando o tema do mês Setembro Amarelo em decorrência da campanha de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com a saúde municipal, o Setembro Amarelo é uma campanha criada no Brasil, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar a população a respeito do suicídio.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Apoiar e se manter próximo de amigos e conhecidos que estão em depressão é mais que necessário. Compreender os problemas e saber que as pessoas não estão assim porque querem é o primeiro passo para ajudá-las.

Segundos os promotores do pit stop, a população (todos) devem atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema ainda visto como tabu para muitas pessoas e famílias.

"Quanto menos tabus, mais vidas salvas!" pontuaram os participantes do pit stop da saúde portoacrense.