II Conferência Municipal de Educação 2022 de Porto Acre reúne centenas de pessoas

Na terça-feira, 26 de abril, na escola municipal Novo Horizonte foi realizada pela Prefeitura de Porto Acre por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, a II Conferência Municipal de Educação 2022 com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”.

A Conferência se constituiu em um fórum de debate, envolvendo os profissionais de educação e a sociedade civil organizada, bem como apontaram renovadas perspectivas para a organização da educação do município.

O objetivo da Conferência é promover o diálogo entre entidades, segmentos e instituições representativas da educação em todas as esferas, promover debates, estratégias e definições de políticas públicas educacionais para o cumprimento de metas que resultem na melhoria do ensino público, estimulando o respeito da superação dos desafios para a educação, fortalecendo os valores democráticos, a participação e a justiça social.

O evento contou com a participação do Poder Público Executivo, representantes do Legislativo e Conselho Municipal de Educação e teve no dispositivo de honra a presença do Prefeito Benedito Cavalcante Damasceno, vice-Prefeita Edna Cuiabano, Secretária Municipal de Educação Elinaide Pinheiro, Diretora de Ensino Eliandra Félix, Presidente do Conselho de Educação Janete Medeiros e Coordenadora do Núcleo de Educação de Porto Acre Deusenir Pinheiro.

A coordenação ficou a cargo da cerimonialista Francileide de Souza e teve como palestrante o professor Antonio Sergio Baquer de Barros, Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

O palestrante abordou as temáticas Desafios e Possibilidades para a Construção com Equidade e Qualidade Social, destacando a importância da escola no combate às desigualdades com os que sofrem exclusão social e vivem em situação de vulnerabilidade. Ressaltou o monitoramento e a avaliação das metas e das estratégias, na perspectiva de indicação dos avanços das políticas públicas educacionais. Na ocasião, o palestrante relatou as ações da educação em Porto Acre desde 2017, demonstrando o compromisso da gestão do Prefeito Bené Damasceno com a educação municipal.

"Que lindo esta conferência, parabéns a todos pela organização e pela presença. Vejo aqui inclusão social, inclusão digital, discussões de alto nível e a reuniu de inúmeroas mentes brilhantes para levarmos as melhores soluções a Brasília em novembro deste ano, além de melhorar a educação municipal em nossa querida Porto Acre, para nossas crianças" destacou o prefeito.

A programação foi composta por apresentações culturais, palestras, grupos de trabalhos e aprovação de propostas de ajustes para o texto base a ser avaliado nas etapas Estadual e Nacional que ocorrerão ao longo deste ano de 2022.

Durante os grupos de estudos, os participantes foram divididos em três eixos temáticos de discussão da CONAE.

Eixo 1: O PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas;

Eixo 2: Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação;

Eixo 3: Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

Ao final, foram escolhidos os representantes de Porto Acre que participarão da Conferência Estadual de Educação em 2022, em Brasília-DF, no mês de novembro deste ano.