Grupo Terapia oferece encontro especial para idosos de Porto Acre

Hoje, mais um encontro significativo do Grupo Terapia proporcionou um espaço de diálogo e apoio para as pessoas idosas da sede de Porto Acre. O encontro reuniu idosos locais em uma discussão franca sobre os desafios que enfrentam na sociedade atual. O evento abordou temas cruciais que afetam os idosos, destacando os desafios que muitas vezes passam despercebidos.

Entre os tópicos discutidos estavam:

1. Falta de Respeito: A discussão sobre a falta de respeito voltada para os idosos ressaltou a importância de uma sociedade inclusiva, que valorize e reconheça a contribuição de todas as faixas etárias.

2. Perda Auditiva: A perda auditiva foi explorada como um desafio comum enfrentado pelos idosos, afetando não apenas a comunicação, mas também a qualidade de vida. Estratégias de apoio e conscientização foram compartilhadas.

3. Instabilidade no Equilíbrio: A instabilidade no equilíbrio foi discutida em relação à segurança dos idosos, destacando a importância de medidas para prevenir quedas e promover uma vida ativa.

4. Transporte Público: A falta de acessibilidade e a dificuldade em utilizar o transporte público foram abordadas, enfatizando a necessidade de melhorias para garantir que os idosos tenham mobilidade adequada.

5. Falta de Interação Social: A importância da interação social na saúde mental e emocional dos idosos foi enfatizada, destacando a necessidade de criar oportunidades para que eles possam se conectar e se envolver na comunidade.

A psicóloga Dejja Lima liderou as discussões, proporcionando um ambiente acolhedor para os idosos compartilharem suas experiências e preocupações. A presença do Coordenador da Saúde do Idoso, Antonio Nogueira Do Nascimento Nogueira, reforçou o compromisso da comunidade em apoiar a saúde e o bem-estar dos idosos.

O Grupo Terapia continua desempenhando um papel vital na promoção do apoio emocional e na criação de um espaço seguro para discussões significativas. Eventos como esses são fundamentais para enfrentar os desafios específicos enfrentados pelos idosos e para promover uma sociedade mais inclusiva e consciente.