Governo do Estado leva a Porto Acre, 6ª edição do Fundacre na Comunidade, a pedido do Prefeito

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou neste sábado, 22, na Unidade de Saúde da Família Ilda Barbosa de Souza, localizada na Vila do V no município de Porto Acre, a 6ª Edição do Fundhacre na Comunidade.

O presidente da Fundação João Paulo Silva, destaca que o intuito é aproximar a unidade de todos os municípios e levar o direito a saúde ao cidadão. "Esse é um pedido do nosso governador Gladson Cameli, que possamos descentralizar as ações e levar junto aos municípios. São várias especialidades, mas o inovador é que estamos trazendo o serviço de regulação de consultas e cirurgias, é a Fundhacre estando próximo da população", disse o presidente.

O prefeito Bené Damasceno, fez questão de participar do evento e pontou que a parceria com o Governo do Estado e a Saúde Estadual, tem rendido bons frutos ao povo portoacrense.

"Agradeço de coração ao governador Gladson Cameli, ao Superintendente da Fundação Hospitalar, Dr. João Paulo e a nossa vice-prefeita e secretária de saúde, Edna Cuiabano por esta edição maravilhosa que vai atender muitas famílias no município" pontou o gestor municipal.

A ação contou com 60 atendimentos em ortopedia, 28 em pediatria, 12 em geriatria, 57 em oftalmologia, 238 no balcão de informações de regulação, exames, e consultas e teve 36 eletrocardiogramas realizados.

Esteve contribuindo como parceiros a Associação Brasileira de Odontologia do Acre (ABO/AC), os acadêmicos da Universidade Estácio de Sá, a Prefeitura de Porto Acre e a Secretaria Municipal de Saúde.

A população local também contou com atendimentos na especialidade de odontologia, contabilizando em 54, sendo em escovação orientada, aplicação tópica de flúor e distribuição de kits de saúde bucal, já no atendimento clínico, foram realizados restaurações e extrações, somando 31 procedimentos.

Na oportunidade o município também ofereceu na ação vacinas de rotina e covid-19, testes rápidos e o exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU). Com a 6° edição o Fundhacre na Comunidade contabiliza 1.239 atendimentos por meio da ação em saúde.