Capacitação de sala de vacina inicia em Porto Acre

A capacitação de sala de vacina, destinada aos enfermeiros e técnicos de enfermagem do município de Porto Acre, iniciou na última quarta-feira (20). A capacitação, que terá duração de três dias, é uma formação que tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para gerenciar e manter uma sala de vacinas, seguindo as normas e procedimentos estabelecidos pela legislação e pelos órgãos reguladores.

O curso está sendo ministrado por profissionais da área da saúde com experiência em vacinação. Os temas abordados incluem:

• Bases conceituais e vacinas

• Doenças imunopreveníveis e suas vacinas

• Calendários de vacinação

• Boas práticas em vacinação – procedimentos antes da vacinação

• Boas práticas em imunização – administração e resíduos

A capacitação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que busca garantir a qualidade da assistência à saúde da população por meio da imunização.

"A capacitação é fundamental para que os profissionais de saúde possam realizar a vacinação de forma segura e eficaz", disse a secretária municipal de Saúde, Edna Cuiabano. "Acreditamos que essa capacitação vai contribuir para melhorar a qualidade da vacinação no município."

Os participantes da capacitação estão satisfeitos com a oportunidade de se qualificarem para atuar na área de vacinação. "A capacitação é muito importante para nós", disse a enfermeira. "Vamos aprender a realizar a vacinação de forma segura e eficiente, seguindo as normas e procedimentos estabelecidos."

A capacitação de sala de vacina é uma iniciativa importante para o município de Porto Acre. A capacitação vai contribuir para garantir a qualidade da assistência à saúde da população por meio da imunização.