Cachoeira do Abraão, um novo ponto turístico no Acre (município de Porto Acre)

A Cachoeira do Abraão, localizada no município de Porto Acre, a cerca de 40 quilômetros de Rio Branco, é um novo ponto turístico que vem atraindo muitos acreanos, de diferentes partes do Estado. Considerado por todos que o visitam um lugar de paz e sossego, a “Cachoeira do Abraão”, na Linha 7, Ramal do Biroca, zona rural do município de Porto Acre, após a Vila do Incra, virou ponto turístico, atraindo muitos acreanos, de diferentes partes do Estado, principalmente nos finais de semana.

Seu Antônio da Silva, de 69 anos, conhecido como Abraão, o mesmo nome dado pelos banhistas à cachoeira, em homenagem a ele, disse que a queda-d’água se formou após o desvio das águas do manancial, em uma área de curva, o que aconteceu em março, bem no início da estiagem, do período seco que ainda castiga a nossa região.

“A água do rio não passava onde se formou a cachoeira, ali era a praia, o lugar onde as pessoas se banhavam. Porém, este ano, o fluxo da água mudou devido à seca, formando a cachoeira. Moro aqui há 46 anos, e nunca tinha visto algo assim. A força da natureza é coisa de Deus. Veja: aqui onde estou pisando passava o rio, era o leito, agora é só areia”, disse Abraão.

Ele comentou que, por conta do fenômeno natural, o lugar já atrai muita gente. “Tem uns que chegam na sexta-feira e só voltam para casa no domingo. Muitas famílias e amigos acampam aqui. Espero que a paz e tranquilidade do local continue. Que as pessoas também tenham consciência e preservem esse espaço, que não joguem lixo no chão, se não tudo isso pode acabar”.

A prefeitura de Porto Acre está aproveitando o grande número de banhistas, para transformar o local em uma área de divertimento, tanto para os moradores do município, com para as demais cidades do Estado.

“Queremos trazer alegria ao nosso povo, pois não tínhamos uma cachoeira. A força de Deus e a natureza mudou o percurso do rio, fazendo essa beleza para que possamos contemplar. Estamos limpando o espaço. Muita gente está vindo visitar a ‘Cachoeira do Abraão’. A queda-d’água mais próxima que tínhamos era a de Fortaleza do Abunã, a cerca de 600 quilômetros. Agora, todos os acreanos podem vir para esse lindo lugar. Todos estão convidados”, frisou o Bené Damasceno, prefeito de Porto Acre.

Dicas para visitar a Cachoeira do Abraão

• O acesso ao local é feito pela Linha 7, Ramal do Biroca, zona rural do município de Porto Acre.

• O caminho é de terra e pode ser feito de carro ou motocicleta.

• O local é de fácil acesso e oferece uma bela paisagem.

• Leve água e alimentos, pois não há comércio no local.

• Respeite a natureza e não jogue lixo no chão.

Aproveite a Cachoeira do Abraão e conheça um novo ponto turístico no Acre!