Base Operacional do Samu é inaugurada em Porto Acre

Atualizado: 8 de set. de 2021

O prefeito Bené Damasceno inaugurou nesta segunda-feira, 6, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. O prédio fica situado na antiga Unidade de Saúde Oswaldo Cruz em frente ao Box da Polícia Militar na Vila do Incra.

Na cerimônia, o prefeito destacou a satisfação que tinha em entregar esse equipamento à população de Porto Acre. “O SAMU é nossa frota de salvar vidas. Complementa e melhora muito nosso atendimento no serviço de urgência e emergência. Uma alegria entregar essa base para a região que terá um atendimento mais ágil, aumentando as chances de salvar vidas e diminuir sequelas.”

A secretária de saúde destacou o processo mais rápido no atendimento e a importância de ter uma base do SAMU na região. “Uma satisfação e alegria oferecer um atendimento de excelência em nossa cidade. Essa base irá ajudar muito no atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar. Afinal, chegar minutos mais cedo pode fazer toda diferença. Por isso, é uma conquista trazer esse serviço para nossa cidade”, disse ela.

A solenidade contou com a presença do prefeito Bené Damasceno, vice-prefeita Edna Cuiabano, Secretários Municipais, servidores da saúde municipal, Coordenador Geral do SAMU, Dr° Pedro Pascoal, Diretor de Frotas do SAMU Augusto Ayache, profissionais do SAMU, e representando a Câmara de Porto Acre, a vereadora Eliene Amorim.

"Nossa satisfação em poder ofertar um ambiente de trabalho mais digno a essa equipe que é de suma importância para nosso município, é imensurável e gratificante" frisou o prefeito Bené Damasceno.

O que é o Samu 192

O Samu 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192".

Quando acionar o Samu 192

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

Acione o serviço em casos de

- Parada cardiorrespiratória;

- Dor forte no peito (infarto);

- Dificuldade de respirar/engasgo;

- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

- Intoxicação (envenenamento);

- Queimadura grave;

- Choque elétrico;

- Acidente de trânsito com vítima;

- Queda grave e fratura;

- Afogamento;

- Surto psiquiátrico;

- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca.