top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Porto Acre

Atendimento em visitas domiciliares - equipe da USF Raimunda Bitencourt da Silva.

A importância da atenção domiciliar na reorganização do processo de trabalho da equipe de saúde


A Prefeitura de Porto Acre por meio da sua Secretaria de Saúde, sabendo que a atenção domiciliar tem se mostrado uma proposta efetiva na reorganização do processo de trabalho das equipes de saúde, proporcionando uma abordagem mais humanizada, competente e resolutiva, vem adotando essa prática com os profissionais de saúde, que estão atuando criativamente e com senso crítico, buscando oferecer cuidados de qualidade aos pacientes no ambiente de suas residências.


O trabalho realizado pelas equipes de saúde englobam uma série de ações, desde a promoção da saúde até a reabilitação do paciente. Compreende a atuação dos profissionais de saúde não somente no tratamento de doenças, mas também na prevenção e na promoção de um estilo de vida saudável. Essa abordagem integral busca levar em consideração as particularidades de cada paciente, respeitando suas necessidades físicas, emocionais e sociais.


Segundo os profissionais de saúde, USF Raimunda Bitencourt da Silva, que participam dos atendimentos domiciliares, um dos principais benefícios da atenção domiciliar é a promoção do cuidado individualizado. Ao acompanhar o paciente em seu próprio lar, os profissionais de saúde têm a oportunidade de conhecer melhor seu contexto familiar e social, o que facilita a identificação de fatores de risco e a personalização do tratamento. Essa proximidade também fortalece o vínculo entre profissional e paciente, gerando confiança e segurança no processo de cuidado.


Além disso, a atenção domiciliar contribui para a redução da sobrecarga nos serviços de saúde, desafogando as unidades hospitalares e postos de saúde e permitindo que pacientes com quadros estáveis sejam acompanhados em casa. Isso também proporciona uma maior autonomia e conforto para o paciente, além de reduzir os riscos de infecções hospitalares e o impacto emocional causado pela internação prolongada.


Galeria de Fotos


Comments


bottom of page