Assistente Social participa do Dia da Família na Escola e faz alusão ao Setembro Amarelo

Assistente Social participa do Dia da Família na Escola e destaca importância da parceria entre família e escola

A Assistente Social Vania Lima participou, na manhã desta quarta-feira (2), da programação do Dia da Família na Escola, na Escola Municipal Novo Horizonte. O evento tem como objetivo incentivar a participação das famílias no ambiente escolar.

A assistente social destacou a importância da parceria entre família e escola. "O envolvimento das famílias com a educação formal de seus filhos e filhas favorece não só a aprendizagem, o desenvolvimento e o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também contribui para um ambiente escolar mais positivo e para a motivação e autoconfiança dos alunos", afirmou.

A assistente social também abordou sobre a campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo quebrar o tabu de falar sobre suicídio e salvar vidas. "Para tratar esse assunto delicado nas escolas, é preciso fornecer mecanismos para que os estudantes conheçam os seus sentimentos e desenvolvam as suas habilidades socioemocionais com maior segurança", disse.

O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com a participação de pais, professores e alunos. Na programação, foram realizadas atividades lúdicas e educativas, além de palestras sobre temas como educação financeira, saúde e segurança alimentar.

De acordo com a assistente social, a presença da família na escola é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. Os pais e responsáveis podem ajudar os filhos nas tarefas escolares, acompanhar o seu desempenho e participar das atividades extracurriculares. Além disso, podem também orientar os filhos sobre questões importantes, como bullying, violência doméstica e drogas.

A participação da família na escola também ajuda a criar um ambiente mais positivo para os estudantes. Quando os pais se envolvem na educação dos filhos, eles passam a dar mais valor à escola e ao aprendizado. Isso, por sua vez, pode contribuir para a motivação e a autoconfiança dos alunos.

Campanha Setembro Amarelo promove conscientização sobre suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre o suicídio. O objetivo é quebrar o tabu de falar sobre esse assunto delicado e salvar vidas.

O suicídio é um problema sério de saúde pública. No Brasil, são registrados cerca de 13 mil suicídios por ano. Essa é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

A campanha Setembro Amarelo promove diversas ações para conscientizar a população sobre o suicídio. Entre elas, estão palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e eventos culturais.

A campanha também orienta a população sobre como identificar pessoas que podem estar em risco de suicídio. Entre os sinais de alerta estão:

• Mudanças bruscas de humor

• Isolamento social

• Perda de interesse nas atividades cotidianas

• Comportamentos autodestrutivos

• Falas sobre morte e suicídio

Se você conhece alguém que pode estar em risco de suicídio, procure ajuda profissional.