Prefeitura promove ação de conscientização contra violência a pessoa idosa

Nesta quarta-feira, 30, a Prefeitura de Porto Acre através da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS-SCFV e CREAS, realizou uma ação para combater a violência contra a pessoa idosa.

A atividade é alusiva ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da proteção e respeito à pessoa idosa.


A Secretária Daiany Gonçalves, diz que proteger a pessoa idosa é uma ação prioritária em Porto Acre, logo, levar orientações as famílias, aos idosos, as crianças, são ações que dão resultado.

"Não podemos deixar ninguém agredir nossos idosos, qualquer tipo de agressão é crime, previsto no Estatuto do Idoso *Lei 10.471), qualquer um que souber ou presencial deve ligar e denunciar no disque 100" destacou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, os tipos de violência mais comuns sobre os idosos são: abusos psicológicos, abusos financeiros, negligência, abusos físicos e os abusos sexuais.


Como denunciar - Disque 100

As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100, que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.


Aplicativo Proteja Brasil

O Proteja Brasil é um aplicativo gratuito que permite a toda pessoa se engajar na proteção dos direitos humanos. É possível fazer denúncias direto pelo aplicativo, localizar os órgãos de proteção nas principais capitais e ainda se informar sobre as diferentes violações.


Para fazer a denúncia, o usuário vai à loja de aplicativos do seu celular e faz o download, gratuitamente, do aplicativo Proteja Brasil, disponível para iOS e Android. Após a instalação, basta responder um formulário simples para registrar a queixa, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100.


Outras formas de Denúncia


Através de aplicativo de chat para web

https://mdh-chat.metasix.solutions/livechat?mode=popout

Através de aplicativo de chat para web (acessível em libra)

https://mdh.metasix.solutions/portal/servicos/informacao?t=50&servico=233


Ouvidoria Nacional

https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/


Galeria de Fotos

0 comentário