Foto do escritorPrefeitura de Porto Acre

Porto Acre participa do 18° Fórum Estadual da UNDIME/AC

A Prefeitura de Porto Acre, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, participou nos dias 28, 29 e 30, no Auditório do e-Amazônia - Energia Sustentável e Inovação, Campus Sede da Universidade Federal do Acre em Rio Branco, do 18° Fórum Estadual da UNDIME/AC, sobre o tema “Municipalização: Desafios para avançar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

O Fórum teve como pauta as seguintes palestras:

1. O uso de dados no aperfeiçoamento das políticas públicas de educação - Ministrada pelo Mozart Neves Ramos.

2. Recomposição da aprendizagem Ensino Fundamental - Ministrada pelo Embaixador da BNCC-AC, Jesus Bispo e a Professora do 5°ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Brasiléia, Nubete Martins da Silva.

3. Plano de Ações Articuladas PAR e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE - Ministrada pelo Técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, Daêr Motta.

4. O Princípio da Gestão Democrática da Escola Básica no Estado do Acre na Consecução dos Planos Municipais de Educação e nas Normativas Legais Próprias - Apresentada pela Professora Drª Lúcia de Fátima Melo.

5. Novo FUNDEB - Ministrada pelo Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e Vice-presidente da UNDIME, Alessio Costa Lima.

6. Desafios, Políticas e Perspectivas da Educação Infantil no contexto atual - Ministrada pela Coordenadora-Geral da Educação Infantil na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Rita Coelho.

7. O Brincar e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil - Ministrada pela, Líder de Projetos de Educação Infantil e de Sensibilização de Gestores na Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Leila Souza.

8. Municipalização - Ministrada pelo Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Aberson Carvalho de Souza.

9. Eleição e Posse da Nova Diretoria UNDIME/AC, conduzida pelo, Professor José Claudionor Gomes Cordeiro.

Estiveram participando do Fórum a senhora Elinaide Pinheiro, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Airton Agripino, Diretor de Ensino, Moisés Coêlho, Professor, Celsino Teixeira, Professor, Raquel Borer, Assessora Pedagógica da Educação Infantil, e Gleiciane Silva, Assessora Pedagógica dos Anos Iniciais.