Prefeitura de Porto Acre

10 de ago de 20232 min

Grupo Terapia oferece encontro especial para idosos de Porto Acre

Hoje, mais um encontro significativo do Grupo Terapia proporcionou um espaço de diálogo e apoio para as pessoas idosas da sede de Porto Acre. O encontro reuniu idosos locais em uma discussão franca sobre os desafios que enfrentam na sociedade atual. O evento abordou temas cruciais que afetam os idosos, destacando os desafios que muitas vezes passam despercebidos.

Entre os tópicos discutidos estavam:

1. Falta de Respeito: A discussão sobre a falta de respeito voltada para os idosos ressaltou a importância de uma sociedade inclusiva, que valorize e reconheça a contribuição de todas as faixas etárias.

2. Perda Auditiva: A perda auditiva foi explorada como um desafio comum enfrentado pelos idosos, afetando não apenas a comunicação, mas também a qualidade de vida. Estratégias de apoio e conscientização foram compartilhadas.

3. Instabilidade no Equilíbrio: A instabilidade no equilíbrio foi discutida em relação à segurança dos idosos, destacando a importância de medidas para prevenir quedas e promover uma vida ativa.

4. Transporte Público: A falta de acessibilidade e a dificuldade em utilizar o transporte público foram abordadas, enfatizando a necessidade de melhorias para garantir que os idosos tenham mobilidade adequada.

5. Falta de Interação Social: A importância da interação social na saúde mental e emocional dos idosos foi enfatizada, destacando a necessidade de criar oportunidades para que eles possam se conectar e se envolver na comunidade.

A psicóloga Dejja Lima liderou as discussões, proporcionando um ambiente acolhedor para os idosos compartilharem suas experiências e preocupações. A presença do Coordenador da Saúde do Idoso, Antonio Nogueira Do Nascimento Nogueira, reforçou o compromisso da comunidade em apoiar a saúde e o bem-estar dos idosos.

O Grupo Terapia continua desempenhando um papel vital na promoção do apoio emocional e na criação de um espaço seguro para discussões significativas. Eventos como esses são fundamentais para enfrentar os desafios específicos enfrentados pelos idosos e para promover uma sociedade mais inclusiva e consciente.