top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Porto Acre

Técnicos da saúde porto-acrense avançam em melhorias para o Programa Previne Brasil



No último dia 01 de agosto de 2023, em reunião realizada na Unidade Básica de Saúde Álvaro Araújo Nobre, localizada em Tocantins, a equipe da unidade juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), se reuniram para alinhar estratégias visando o melhor aproveitamento desse modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), o programa Previne Brasil.


O Previne Brasil foi instituído em 2019 e tornou-se um importante instrumento para o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal. O programa adota quatro componentes cruciais para calcular o montante de recursos destinados a cada região: o incentivo com base em critério populacional, a capitação ponderada através do cadastro de pessoas, o pagamento por desempenho com base em indicadores de saúde e, por fim, o incentivo para ações estratégicas, como credenciamentos e adesão a programas e ações do Ministério da Saúde.


Durante a reunião, os participantes discutiram a implementação das ações estratégicas para garantir um maior aporte financeiro ao município de Tocantins, visando fortalecer a Atenção Primária à Saúde e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população local.


O encontro também abordou a necessidade de cumprir os indicadores de saúde, uma vez que o pagamento por desempenho tem sido uma das principais estratégias do programa Previne Brasil para estimular o alcance de metas e a melhoria dos indicadores epidemiológicos.


A reunião foi encerrada com um compromisso mútuo de trabalho contínuo e colaborativo entre a equipe da Unidade Básica de Saúde Álvaro Araújo Nobre e os técnicos da SEMSA para garantir que o município esteja em conformidade com os requisitos do programa e, assim, possa usufruir plenamente dos recursos disponíveis para investir na saúde da população.


O Previne Brasil continua sendo um tema crucial no cenário municipal, e a busca por aprimorar a Atenção Primária à Saúde e os serviços de saúde em geral permanece como uma prioridade para as autoridades locais, garantindo, assim, melhores condições de vida e bem-estar para todos os portoacrenses.


Galeria de Fotos




Yorumlar


bottom of page