top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Porto Acre

Secretaria de Saúde de Porto Acre promove ação de prevenção ao suicídio na escola São José I

Atualizado: 18 de set. de 2023

Em alusão ao setembro amarelo, que visa promover a prevenção e o combate ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Acre, por meio da Coordenação do PSE e parceria com a Educação, realizou nesta quarta-feira, 13 de setembro, na escola municipal São José I, uma ação de conscientização sobre o tema.


A atividade foi conduzida pela psicóloga Dejja Lima, que abordou com os alunos os fatores de risco e de proteção ao suicídio, bem como as formas de prevenção. A psicóloga também falou sobre a importância de buscar ajuda profissional em caso de pensamentos suicidas.

Sobre o setembro amarelo
O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A campanha é realizada no Brasil desde 2015, e tem o objetivo de chamar a atenção para o problema do suicídio, que é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil.

A ação foi bem recebida pelos alunos e pela equipe escolar. A gestora da escola, agradeceu a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e ressaltou a importância de falar sobre o suicídio de forma aberta e informativa.


"O suicídio é um problema sério que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou condição social. É importante falar sobre o tema de forma aberta e informativa, para que as pessoas saibam como prevenir e se proteger", disse a psicóloga Dejja Lima.


A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Acre reforça a importância de falar sobre o suicídio. Em caso de pensamentos suicidas, procure ajuda profissional.


Os seguintes serviços podem oferecer apoio:

  • Centro de Valorização da Vida (CVV): 188

  • Disque 100

  • Centro de Apoio Psicossocial - CAPS

  • SAMU 192



Comentários


bottom of page