Prefeitura realiza II Formação Continuada focada na educação infantil e currículo único



A Prefeitura de Porto Acre através da Secretaria Municipal de Cultura e Educação, realizaram nos últimos dia 1 e 2 de setembro de 2022, nas dependências do Núcleo de Educação, a II Formação Continuada da Educação do Campo - Anos Iniciais para as redes estadual e municipal de ensino de Porto Acre.


A capacitação conta com a participação dos docentes das escolas da rede municipal e a parceria do Núcleo Estadual de Educação e a Secretaria Municipal de Educação.


Segundo a secetária de educação portoacrense, Elinaide Pinheiro, o objetivo da formação é capacitar os professores para que os mesmos possam se apropriar do Currículo e discutir estratégias e atividades que podem ser trabalhadas na sala de aula.

"Nosso objetivo é qualificar cada vez mais o currículo único da rede municipal de ensino em sintonia com as bases da educação estadual e federal, e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atualmente em vigor" pontou.


Elinaide ressalta que os Estados e os municípios e as próprias escolas possuem um grau relativo de liberdade para constituir seus currículos a partir de uma base comum nacional, e que no caso do ensino fundamental e do ensino médio, a LDB estabelece (art. 26) que os currículos devem, obrigatoriamente, abranger o estudo de língua portuguesa e da matemática, além do conhecimento do mundo físico e natural, e da realidade social e política, especialmente do Brasil. Artes e educação física também devem ser ofertadas e, partir do 5.º ano, é obrigatória uma língua estrangeira e o mesmo artigo da LDB estabelece que os currículos do ensino fundamental e do ensino médio devem ter uma base nacional comum complementada por uma parte diversificada de acordo com as características locais.


Mais informações Currículo Único do Acre.


Galeria de Fotos


0 comentário