Prefeitura de Porto Acre vem se destacando na atuação contra covid-19, destaca Jornal 3 de Julho

A administração municipal de Porto Acre vem se destacando pelo excelente trabalho há frente da pasta sobre tudo por sua atuação contra a covid-19, destaca o Jornal 3 de julho.

A prefeitura de Porto Acre vem adotando todas as medidas necessária para evitar a propagação da Covid-19 no município.

O prefeito Bené Damasceno e a vice-prefeita e secretária municipal de saúde, Edna Cuiabano, vem realizando uma grande mobilização com os servidores da saúde do município e não medem esforços para garantir a imunização para todos os públicos alvos.


O prefeito destacou o trabalho da saúde municipal e da secretária Edna Cuiabano, que está enfrentando a pandemia de frente e tomando todos os cuidados com a população. A responsável pela saúde municipal, em parceria com o prefeito, vem se esforçando para que a população tenha a melhor assistência necessária nesse momento pandêmico.


Segundo a reportagem, mesmo diante das dificuldades que o município vem enfrentando, a Secretária Edna não tem deixado a peteca cair. A secretaria vem atuando com medidas prioritárias para combater a doença através de medidas que trazem resultados, a exemplo, com orientações educativas, como: uso de máscaras, uso de álcool, isolamento social e principalmente o distanciamento.


Kits de higiene e prevenção à Covid-19


A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária e parceria com os ACS das Unidades de Saúde, realizou, no dia 10 de março, a entrega de kits de higiene de combate ao coronavírus e orientações preventivas como também a respeito do Decreto n° 8.231 de 04 de março de 2021 que altera o Decreto n° 8.147 de 28 de fevereiro do corrente ano. A estratégia serve para reforçar os cuidados com a saúde. Cerca de 240 kits foram disponibilizados na ação.


A secretaria tem utilizado carro volante para levar à todos os munícipes as orientações e passar informações sobre ações desenvolvida pela Unidade de referencia à Covid-19, que são de extrema importância. Além disso, a secretaria já realizou ao todo a entrega de mais de 4 mil Kits de higiene e prevenção à Covid-19 para a população nas seguintes Vilas: Sede, Vila do Incra, Vila do V e Caquetá.


Vacinação

A prefeitura do município de Porto Acre, recebeu de Janeiro até o dia 22 de Março o quantitativo de 2.256 dose da vacina anticovid para a realização das ações de imunização no município. Deste total, a prefeitura já realizou a aplicação de quase mil doses, precisamente 925 doses até o dia 25 de março.


A secretária Edna juntamente com o prefeito Bené Damasceno realizaram uma grande mobilização com os servidores da saúde do município, dividiu por equipes para que cada equipe realize a vacinação nas mais variadas Vilas e Comunidades, incluindo comunidades ribeirinha.


Os grupos são: Equipe do Incra (que está atendendo a Comunidade Maloca, é uma mas mais difíceis em termo de acesso); Equipe Tocantins (que atende três comunidades, sendo elas: Cunha Gomes, Comunidade Seringueiro e Ramal dos Paulistas) e Equipe Porto Acre (que vai atender a região ribeirinha, onde foi enviado 400 doses do imunizante para aplicação desde os 18 anos).


Testes Rápidos

A Secretaria de saúde de Porto Acre recebeu a visita do Dr. Leandro Siqueira da FIOCRUZ, Msc em Medicina Tropical, na reunião participaram: Ângela Maria Santos (Diretora da UBS Maria da Soledade Soares Gadelha), o médico Clínico Geral, Roney, da mesma UBS e a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Marilete Pereira.


Na referida reunião foi anunciado que a Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Nísia Trindade Lima, doou 100 testes rápidos para o município e pediu que dessem prioridade aos grupos de riscos: os idosos, hipertensos, diabéticos, servidores da saúde, indígenas (se houver) e os afetados pela enchente.


Em nome do Prefeito Bené Damasceno agradeceram a FIOCRUZ pela chegada desses testes rápidos, que vai auxiliar nas ações de prevenção e combate da Covid-19, pois são um aliado importante no trabalho de bloqueio da transmissão do novo coronavírus.


A Secretaria de Saúde em parceria com a FIOCRUZ, atendeu a população na UBS Raimunda Bitencourt da Silva, realizando testes rápidos para detecção para COVID-19. O atendimento foi para os idosos acima de 60 anos (que ainda não tomaram a vacina para COVID-19), aos hipertensos, diabéticos, pacientes que foram submetidos a algum tipo de transplante e pacientes com doenças respiratórias crônicas.


Fonte (com adaptação): Jornal 3 de Julho

0 comentário