Prefeitura de Porto Acre segue trabalhando firme para frear o avanço da pandemia covid-19



Neste momento, o aumento do contágio pelo COVID-19 nos deixa em estado de alerta máximo e reforçamos a importância do isolamento social. O Acre já é o quarto em incidência de contaminação comparado a outros estados do país. O nosso município, Porto Acre, está em 11º lugar em incidência de contaminação, tendo a menor incidência de contaminação dentre os municípios que fazem divisa com a capital Rio Branco, com um dos maiores números de casos confirmados. No entanto, são inúmeros os desafios que precisamos enfrentar para manter a população em isolamento social com o mínimo de dignidade.


Através da Secretaria de Infraestrutura, o serviço de roçagem das ruas é contínuo e os aspectos de limpeza dominam a paisagem das nossas vilas. A coleta de lixo é constante, não há mais o acúmulo de lixo na frente das casas das pessoas e a iluminação pública já está presente em mais de 90% das ruas, incluindo os loteamentos que nunca haviam recebido iluminação pública antes, como é o caso do Loteamento Estrela Dalva e Edson Jardim. Esses loteamentos também estão recebendo o serviço de limpeza das ruas realizado com maquinário pesado. A maioria dos ramais está tendo acesso nesta época do ano, cujo período chuvoso ainda não parou. Ramais dos Projetos Pirapora e Tocantins, entre outros, receberam recentemente a ação do maquinário da prefeitura garantindo o acesso aos produtores rurais.


A frente das ações de combate a pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde atua em várias frentes, mesmo com um número reduzido de servidores e médicos, afastados por pertencerem ao grupo de risco. Através de constante planejamento, está sendo realizado as seguintes ações: capacitação dos funcionários da Unidade de Saúde Raimunda Bintencourt, na Vila do Incra, como referência para atender, exclusivamente, os casos de contaminação por COVID-19, evitando que pessoas que necessitem de outros atendimentos não sejam infectadas, sendo a população não infectada por COVID-19 redirecionada para outras unidades de saúde do município; aquisição e manutenção do estoque de medicamentos básicos para tratamento do COVID-19 e outras doenças; barreira de conscientização na entrada do município, em parceria com a Polícia Militar; realização de exames, notificações e acompanhamento de pessoas com sintomas de contágio. E ainda a realização da Companha de Vacinação contra Gripe comum e os demais serviços básicos de atenção em saúde.


Na área da educação, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura-SEMEC está trabalhando conjuntamente com as direções das escolas para manter o vínculo das crianças com seus professores e o conteúdo, respeitando o isolamento social, mas mantendo a aprendizagem através de apostilas, considerando não haver outro meio de distribuição de conteúdo devido a dificuldade de acesso à internet por parte da maioria dos estudantes. Várias reuniões estão ocorrendo por videoconferências, para orientar as escolas com base nas diretrizes do MEC e do Conselho Nacional de Educação. A SEMEC está ainda fazendo a manutenção das escolas, o serviço de limpeza em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e a construção de cercas novas em escolas urbanas. Muitos servidores da SEMEC estão auxiliando os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, em ações de prevenção ao COVID-19.


A Secretaria Municipal de Assistência Social segue acompanhando as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e a manutenção da atualização do Cadastro Único do Governo Federal, para as famílias que recebem o auxílio do Programa Bolsa Família e outros benefícios, auxiliando ainda na formulação de ações para atender famílias necessitadas.


As Secretarias Municipais de Planejamento, Finanças, Administração, Assessoria Jurídica dentre outras, situadas na sede da Prefeitura, mantêm suas atividades de forma a garantir a execução de convênios para a realização de obras, além da aquisição de insumos e materiais necessários para o funcionamento da gestão e o combate à pandemia, garantindo ainda o pagamento em dia de todos os servidores efetivos, comissionados e de processo seletivo. Tendo em vista o funcionamento interno da Prefeitura ser imprescindível para o apoio às demais secretarias, após algumas pessoas apresentarem sintomas do COVID-19, foi realizada a imediata desinfecção do prédio da Prefeitura, evitando o contágio de outros servidores e impedindo a paralisação total de todas as ações desenvolvidas pela gestão para apoiar a população durante este delicado momento de isolamento social.


Hoje, temos mais clareza da nossa responsabilidade para superarmos este momento, trabalhando com seriedade e dedicação para a construção de dias melhores, a despeito daqueles que nada constroem e muito criticam do conforto de suas casas, indiferentes ao sacrifício da nossa equipe para manter o município em condições dignas para todos os moradores.