Prefeito inaugura Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid, próximo a praça Nabor Júnior

O local passa a oferecer atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas da Covid.


A Prefeitura de Porto Acre por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 18, o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, próximo a praça Nabor Júnior, no antigo prédio que funcionava o posto de saúde Osvaldo Cruz. A estrutura montada pelo município conta com recepção, sala de testagem, consultório, sala de medicação e uma equipe de enfermeiros e médico, que atenderá a população diariamente das 7h as 17h, com intervalo de 2 horas de almoço (fechado das 12h as 14h).

O chefe do executivo municipal, prefeito Bené Damasceno, deu o pontapé inicial para que as pessoas sejam acolhidas na unidade exclusiva aos casos relacionados à doença. O ato contou com a presença da vice-prefeita e secretária de saúde, Edna Cuiaba, do Diretor de Atenção Básica, Marcelo Pereira, da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Marilete Pereira, da Coordenadora de Enfermagem, Nayara Manasfi; e de servidores da saúde.


O prefeito destacou a importância da unidade no momento, reforçando que uma nova onda acometeu o Brasil e o Acre e já chegou em Porto Acre. "Mesmo com nosso esforço na vacinação, e olha que já imunizamos 69,52% da população portoacrense, próximo ao que a saúde denomina 'imunização de rebanho' por conta das variantes, novos casos estão surgindo a cada dia e novos óbitos por conta da doença estão sendo registrados no Estado" e aproveitou para agradecer e elogiar a atuação dos servidores da saúde. "Parabéns a todos os servidores que se empenham diariamente para cuidar da população nesse momento pandêmico, vocês são guerreiros e terão eternamente a minha gratidão e carinho".

"Esta unidade atenderá todos os casos específicos de suspeita de covid-19 e pacientes com síndromes gripais, seguindo todos os protocolos para a proteção e cuidado aos pacientes e aos nossos profissionais da saúde" disse o prefeito.

O prefeito reconhece que a vacina é uma alternativa e convida a população para se imunizar. "A maioria das pessoas que estão vindo a óbito segundo os boletins do Estado e do Ministério da Saúde, são de pessoas que não se vacinaram ou não completaram todas as doses, ou seja, neglicengiaram a segunda e terceira dose do imunizando" pontou, e finalizou informando que há vacina em Porto Acre e todos podem buscar as unidades para se imunizar, seja crianças ou adultos. "Vacina boa é vacina no braço, tomem, é importante e complete o ciclo com as três doses. Leve seus filhos para se vacinar" disse. E encerrou alertando que as pessoas que mesmo com os cuidados e que se contaminaram contam com o carinho e solidariedade do município, bastando procurar o Centro de Atendimento de Enfrentamento a covid, próximo a praça Nabor Júnior.

De acordo com a Secretária Edna Cuiabano, a nova unidade irá atender especificamente os casos com sintomas da COVID-19 e síndromes gripais e os atendimentos seguirão os protocolos da saúde pública que já vem sendo utilizados nas grandes cidades do Brasil e do mundo. "É importante criar estas estruturas para oportunizar mais atendimentos na área da saúde em Porto Acre, principalmente com este novo local, onde vamos priorizar o enfrentamento ao Coronavírus com avanços no atendimento aos pacientes, cuidando das pessoas que apresentam os sintomas leves, realizando aqui e os casos mais graves serão encaminhado para alta complexidade no município de Rio Branco" falou


Por fim, a secretária disse que a população deve ficar atenta as informações e boletins divulgados na página oficial da prefeitura (www.portoacre.ac.gov.br) e nas redes sociais.


Dados da Covid-19 em Porto Acre

Acesso o vacinômetro.

Acesse o boletim.


Galeria de Fotos


0 comentário