top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Porto Acre

NOVEMBRO AZUL - Prefeitura promove ações de conscientização sobre o câncer de próstata



Novembro é o mês de conscientização a respeito dos cuidados com a saúde do homem. Por isso, a Prefeitura de Porto Acre está abraçando a Campanha Novembro Azul, simbolizada por um laço colorido e que tem o objetivo de alertar os homens e a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.


A ação “Novembro Azul” é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio da equipe das Unidades Básicas de Saúde, do NASF e PSE.


Dando continuidade a esta ação, hoje foi a vez da Unidade Básica de Saúde Ilda Barbosa de Souza – Vila do V com atendimento médico, odontológico, teste rápido e palestra para os homens sobre a prevenção do câncer de próstata.


O projeto consiste em alertar a população sobre a importância da prevenção e da realização de exames. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).


Com o intuito de conscientizar a população e garantir uma melhor qualidade de vida para os homens, a saude municipal abraçou “A Campanha Novembro Azul tem por objetivo alertar a todos sobre o combate ao câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce, já que, por causa do preconceito com o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estágios mais avançados. Por isso, precisamos divulgar o máximo possível. "Essas ações nas UBS de Porto Acre são fundamentais e acabam sendo um espaço importante para propagar as campanhas de prevenções de doenças, já que nelas, passam dezenas de pacientes todos os dias, mães, mulheres, filhas, filhos, amigos, amigas, que podem falar para os homens fazerem o exame. que devem retransmitir as informações para seus representados”, comentou Edna Cuiabano.



Σχόλια


bottom of page