top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Porto Acre

Equipes de saúde alinham estratégias para combate a dengue.



As equipes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) do município se reuniram para alinhar estratégias para combate a dengue.


A agenda contou com a presença da Coordenadora da Vigilância em Saúde Marilete Pereira, técnicos do laboratório, técnicos da Unidade Básica de Saúde Maria da Soledade e técnico de Endemias.



Formas de combater a dengue e a proliferação do mosquito.


A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.


Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.


IMPORTANTE: Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma; por isso, é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população.


No momento, só existe uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que esta disponível na rede privada. Ela é usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante, a OMS e a ANVISA, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.


Esta vacina não está disponível no SUS, mas o Ministério da Saúde acompanha os estudos de outras vacinas.

Comments


bottom of page